sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

''Compor é impactar. Mostrar é surpreender''.

Ernesto Tarnoczy       

Eis a frase de um Mestre Engenheiro Civil graduado pela USP que conheceu a fotografia na década de 80 enquanto passeava em Washington DC. Ernesto Tarnoczy escreveu o livro ''A arte da Composição'' , o qual meu pai que é fotografo me presenteou ao chegar de uma viagem. A partir daí esse livro tornou-se um guia prático na execução dos meus trabalhos, tanto na elaboração de um projeto de arquitetura como na diagramação de uma álbum. A composição de um álbum conjuga principalmente com as fotos, claro. Compor um álbum é como iniciar um jogo de quebra-cabeça, onde as peças (fotos) devem se encaixar em perfeita sincronia, o resultado final é agradável, desde que a escolha das fotos sejam bem feitas.

Ao escolher as fotos que irão compor o álbum, não é obrigatório repetir a sequencia das mesmas em uma página como se fossem um vídeo do evento, o álbum não tem que ter essa característica do vídeo, basta apenas boas e poucas fotos expressivas, sim que expressem, repassem os sentimentos para quem irá depois visualizar o álbum.




Um exemplo:
Veja a Lâmina abaixo:







Notamos que a presença de fotos repetitivas deixa a lâmina sem um foco especial, não por conter fotos ruins, as fotos estão ótimas e o casal super seguro. Acontece que, a lâmina de um álbum tem de ser marcada principalmente por fotos que repassem o momento, e tudo o que aconteceu naquele momento: felicidade, emoção, carinho...entre outras coisas boas.
Acredito que, na escolha de um álbum com laminas 30x90cm levam a pensar que o porte seja uma opção para por todas as fotos que gostamos, que achamos lindas e não queremos deixar passar. Isso é bom, ter sensibilidade, mas é ai que nós, diagramadores entramos em jogo ajudando o casal na escolha de suas fotos. Lembrando a frase do arquiteto Mies Van der  Rohe , de que ''Menos é Mais'', 7 fotos sequenciadas podem ser substituídas por apenas uma que expressa o mesmo sentido, mas transmite uma emoção maior.




O que poderia ser feito na Lamina a cima:




O detalhe do Buquê com as pérolas permanece, foi acrescentado a entrada das alianças e a declaração da noiva. Convenhamos que ficou mais claro o momento, a lâmina ficou mais expressiva.


Agora estou trabalhando no Mostruário de casamentos 2012, recheados de momentos eternizados pela fotografa Bel Caetano. Aguardem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário